Módulo 2
Tema: "Acessibilidades Web e Tecnologias de Apoio" http://inctec2014.blogspot.pt/p/topico-2.html
Semanas 4 e 5 - (De 21 abril a 04 de maio).
Objetivo: " Identificar e analisar as diretrizes das acessibilidades Web e tecnologias de apoio adequadas às necessidades dos alunos com NEE".
COMENTÁRIO
Aqui a análise de um site;
http://www.tawdis.net/system/modules/org.fundacionctic.taw4_wcag_informes_ocms/elements/wcag20/listado.jsp?url=http%3A%2F%2Fwww.dgae.mec.pt&crc=1&nivel=aa
Bom trabalho a todos.
MATERIAIS
Tema: "Acessibilidades Web e Tecnologias de Apoio" http://inctec2014.blogspot.pt/p/topico-2.html
Semanas 4 e 5 - (De 21 abril a 04 de maio).
Objetivo: " Identificar e analisar as diretrizes das acessibilidades Web e tecnologias de apoio adequadas às necessidades dos alunos com NEE".
COMENTÁRIO
No âmbito da experiência profissional
valorizam-se as tecnologias como meio de acesso, tratamento e retenção da
informação, por forma a minimizar limitações, elevar patamares de funcionamento
e gerar mudanças rumo à qualidade de vida e autonomia possível.
A evolução tecnológica tem sido de tal dimensão que a maior dificuldade
tem sido acompanhar, de forma atualizada, essa mesma evolução.
Em contexto
escolar, a rotina de exigências impostas aos docentes de educação especial, na
maioria das vezes, não se compadece com a obrigatoriedade que, enquanto agentes
de mudança das práticas, temos para com a aplicação das tecnologias, no dia a
dia do acompanhamento aos alunos. Faltam recursos, falta manutenção dos mesmos
e falta tempo para explorar novas ferramentas, tão vastas quanto as
apresentadas neste espaço de formação. Valoriza-se e felicita-se a organização
desta formação, pela qualidade, pela partilha de ferramentas e informação, pela
escolha das temáticas e dos especialista e ainda pelos custos para os
formandos.
Somos unânimes em considerar que a
acessibilidade deveria estar assegurada em todos os conteúdos, no entanto
reconhece-se que esta não é uma preocupação generalizada, revelando o muito que
deve ser feito nesta matéria, uma vez que a falta de acessibilidade se
transforma para muitos numa negação de acesso à informação e por consequência em
infoexclusão. Valoriza-se a escolha do Dr. Jorge Fernandes para a abordagem
desta temática, pela qualidade da informação que partilha mas, também pela
prova dada de que é possível transpor barreiras e limitações quando capacidade,
conhecimento e tecnologia se unem num mesmo fim. Em nosso entender, os
formandos viram através da exposição do Dr Jorge Fernandes até onde vai a nossa
responsabilidade face às questões abordadas e face ao desenvolvimento dos
alunos, enquanto população que requer alternativas para acesso à informação.
Profissionalmente o tipo de
tecnologia mais usada está direccionada
ao acesso e à retenção da informação. No âmbito da comunicação
alternativa ou aumentativa utiliza-se (boardmaker - símbolos SPC) eleva a
atividade e participação dos alunos, reforça estratégias de visualização,
permite a individualização, tem sido muito facilitador no desenvolvimento da
linguagem e na aprendizagem da leitura e da escrita, mesmo em problemáticas
cognitivas. Também temos recorrido ao ARASAAC pela qualidade do banco de
imagens e pela construção de placas de comunicação.
No apoio e reforço da aprendizagem de
conteúdos utilizam-se ferramentas web2.0 Tagxego permite criar imagens com
palavras chave dos conteúdos, entre outras ferramentas.
No âmbito das tecnologias este espaço
é fundamental para a atualização e alteração das práticas pessoais, em contexto
de atendimento a alunos NEE de carácter permanente.
Aqui a análise de um site;
http://www.tawdis.net/system/modules/org.fundacionctic.taw4_wcag_informes_ocms/elements/wcag20/listado.jsp?url=http%3A%2F%2Fwww.dgae.mec.pt&crc=1&nivel=aa
Bom trabalho a todos.
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