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Módulo 2

Módulo 2

Tema: "Acessibilidades Web e Tecnologias de Apoio" http://inctec2014.blogspot.pt/p/topico-2.html

Semanas 4 e 5(De 21 abril a 04 de maio).

Objetivo: " Identificar e analisar as diretrizes das acessibilidades Web e tecnologias de apoio adequadas às necessidades dos alunos com NEE".



COMENTÁRIO




No âmbito da experiência profissional valorizam-se as tecnologias como meio de acesso, tratamento e retenção da informação, por forma a minimizar limitações, elevar patamares de funcionamento e gerar mudanças rumo à qualidade de vida e autonomia possível.

A evolução  tecnológica tem sido de tal dimensão que a maior dificuldade tem sido acompanhar, de forma atualizada, essa mesma evolução. 
Em contexto escolar, a rotina de exigências impostas aos docentes de educação especial, na maioria das vezes, não se compadece com a obrigatoriedade que, enquanto agentes de mudança das práticas, temos para com a aplicação das tecnologias, no dia a dia do acompanhamento aos alunos. Faltam recursos, falta manutenção dos mesmos e falta tempo para explorar novas ferramentas, tão vastas quanto as apresentadas neste espaço de formação. Valoriza-se e felicita-se a organização desta formação, pela qualidade, pela partilha de ferramentas e informação, pela escolha das temáticas e dos especialista e ainda pelos custos para os formandos. 
Somos unânimes em considerar que a acessibilidade deveria estar assegurada em todos os conteúdos, no entanto reconhece-se que esta não é uma preocupação generalizada, revelando o muito que deve ser feito nesta matéria, uma vez que a falta de acessibilidade se transforma para muitos numa negação de acesso à informação e por consequência em infoexclusão. Valoriza-se a escolha do Dr. Jorge Fernandes para a abordagem desta temática, pela qualidade da informação que partilha mas, também pela prova dada de que é possível transpor barreiras e limitações quando capacidade, conhecimento e tecnologia se unem num mesmo fim. Em nosso entender, os formandos viram através da exposição do Dr Jorge Fernandes até onde vai a nossa responsabilidade face às questões abordadas e face ao desenvolvimento dos alunos, enquanto população que requer alternativas para acesso à informação.
Profissionalmente o tipo de tecnologia mais usada está direccionada  ao acesso e à retenção da informação. No âmbito da comunicação alternativa ou aumentativa utiliza-se (boardmaker - símbolos SPC) eleva a atividade e participação dos alunos, reforça estratégias de visualização, permite a individualização, tem sido muito facilitador no desenvolvimento da linguagem e na aprendizagem da leitura e da escrita, mesmo em problemáticas cognitivas. Também temos recorrido ao ARASAAC pela qualidade do banco de imagens e pela construção de placas de comunicação.
No apoio e reforço da aprendizagem de conteúdos utilizam-se ferramentas web2.0 Tagxego permite criar imagens com palavras chave dos conteúdos, entre outras ferramentas.
No âmbito das tecnologias este espaço é fundamental para a atualização e alteração das práticas pessoais, em contexto de atendimento a alunos NEE de carácter permanente. 

Aqui a análise de um site;


http://www.tawdis.net/system/modules/org.fundacionctic.taw4_wcag_informes_ocms/elements/wcag20/listado.jsp?url=http%3A%2F%2Fwww.dgae.mec.pt&crc=1&nivel=aa

Bom trabalho a todos.


MATERIAIS
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