Translate

Módulo 4

Tema: "Recursos Educativos Abertos Acessíveis"


Semanas (8 e 9: - de 19 de maio a 1 de junho). 


Objetivo: " abordar os recursos educativos abertos, a acessibilidade dos documentos e as licenças dos produtos".


Atividades: 
Ler e explorar recursos 

Publicação de comentário individual sobre a temática do módulo
Questão para estimular a discussão: Que utilização tem feito de recursos educativos abertos, software livre, cursos online abertos? Refira em que circunstâncias os utilizou e para que fim. Como encara o seu potencial?


Comentário



Ao longo do percurso profissional tenho recorrido a recursos educativos abertos na vertente de software livre e de curso online aberto.

Considero que foram de extraordinária importância enquanto recursos de aprendizagem e de suporte à aprendizagem, mas também fomentaram o acesso à informação, a qualidade de ensino e a sistematização em práticas de sala de aula, enquanto ambientes formais.

No caso do software livre, enquanto utilizador da Internet, utilizei e/ou adaptei, de forma livre, os recursos disponíveis, aplicando-os em contexto educativo. São facilitadores substanciais de aprendizagem de conceitos, das várias áreas de saber e/ou de aquisição e reforço das capacidades de aprendizagem (memória/atenção...)

Tenho também recorrido e incentivado, junto dos alunos e dos encarregados de educação, o acesso a conteúdos abertos facilitadores da auto-aprendizagem em contexto informal de aprendizagem.

Recorro aos recursos abertos sempre que pretendo frequentar formação em diferentes temáticas: Ferramentas Web2.0, CIF, ou pertencer a comunidades de aprendizagem...Esta modalidade é de extraordinária importância pelo acesso a informação diversificada, pelo contacto com as ferramentas (Prezi, tagxego...) pela gestão pessoal do tempo dedicado à formação, pela partilha com os restantes formandos e pela conquista e domínio das ferramentas, como utilizador.
Enquanto  aluna, no decorrer do mestrado, estive envolvida em ambientes formais (acesso a recursos, a publicações, relatos de experiências...) para aquisição e construção de saber.


Atividade  bookbuilder  

http://bookbuilder.cast.org/view.php?op=share&book=a96f463720d22305f1cd4b16bc26b3c3&sid=17444 

Comentário a trabalhos de colegas:


No âmbito do que foi solicitado optei por comentar o trabalho realizado pelo colega José Luís Pissarro. 
Felicito-o pelas abordagens que foi fazendo ao longo de todo o curso, no espaço pessoal, e-portefólio http://jlpissarro.blogspot.pt/p/blog-page_30.html
A simplicidade da apresentação, em audioboo, os temas musicais com que nos brindou na "linha de tempo" no Capzles, do Módulo I, convidam à integração dos factos do 1º artigo. Para uma 1ª experiência com esta ferramenta fez um trabalho excelente. A generosidade na partilha de sites com informação adicional "bullying" foi um aprofundar da questão, tão pertinente em contexto escolar.    
A pertinência das abordagens que foi vinculando nos comentários do módulo II ajudaram a reforçar e sedimentar a aprendizagem que fiz relativamente ao tema da "Acessibilidade Web" e das "Tecnologias de Apoio". A partir do VOKI,com a criação do Avatar, reportou-me claramente os benefícios do sintetizador de fala para todos quantos se encontram impedidos de comunicar e as vantagens desta ferramenta. 
No Módulo III, também obtive um estilo de aprendizagem multimodal a prevalência e distribuição do perfil de estilos de aprendizagem é que variou, tal como seria de esperar pois os estilos de aprendizagem são individuais. Pela sua apresentação e comentário denoto claramente que o questionário VARK encaixou na perfeição. As questões dos princípios e estratégias do desenho universal da aprendizagem são-me particularmente gratas e procuro, a todo o custo, respeita-las no meu quotidiano de docente de educação especial, de modo a transformar as desigualdades injustas em desigualdades justas. A escolha do tema da "Teoria das Inteligências Múltiplas" foi a cereja no topo do bolo pois é o tema e a forma de estar na educação que mais me fascina e que tento aprofundar e ir aplicando em contexto. A utilização que fez da ferramenta slidetalk.net, foi para mim uma novidade e felicito-o mais uma vez pois é uma óptima síntese da conferência "Fronteiras do Pensamento". Fiquei com vontade de experimentar esta ferramenta pela capacidade do sintetizador e a possibilidade de alojar automaticamente no youtube. 
As abordagens que expressa no Módulo IV dão prova de que esteve de alma e coração neste curso. Não só pela informação a que acedeu mas também pela capacidade de integração da nova informação. A narrativa de viagens que nos deixa com BoockBuilder e Photovisi inicia quando eu tinha dois anos de idade, mostra alguns dos sítios que visitei mas espelha muitos mais que tenho esperança de ver um dia. Mostrou-me claramente a possibilidade desta ferramenta e antevejo as vantagens que ela me trará futuramente em contexto de sala de aula.
A avaliação que efetua são uma prova de generosidade para com os pares e análise atenta de todo o curso.   
Obrigada pelo tempo dedicado ao e-portfólio e pela partilha.





...

Sem comentários:

Enviar um comentário