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Módulo 3

Módulo 3



Tema: Desenho Universal da Aprendizagem""


Semanas
6 e 7
– de 5 maio a 18 maio 2014

Objetivo: "abordar quadros de referência para o planeamento da aprendizagem, em particular os princípios e estratégias do desenho universal da aprendizagem".

COMENTÁRIO

Enquanto alunos iniciámos a escolaridade na década de 70, não existia diferenciação pedagógica, diferenciação de conteúdos, de avaliação ou de contextos. Fomos alvo do ensino tradicionalista onde o papel era centrado no professor e no saber. O papel do aluno/a era ouvir, memorizar e repetir.
Predominou a abordagem oralista de transmissão de conhecimentos em que, enquanto aluno/a, apenas ouviamos, executávamos/repetiamos/transcreviamos, no lugar ou no quadro, exercícios escolhidos pela professora.
A abordagem pedagógica expositiva estava presente, os sabers eram estanques e delimitados por áreas de saber, onde se preveligiava o Português e a Matemática. 
Existia uniformização para todos, todos faziam o mesmo e ao mesmo tempo.
As dificuldades de cada um eram expostas/divulgadas na turma. As dificuldades eram supridas por iniciativa da professora, em grupo dos fracos, fora do horário escolar e de forma gratuita, normalmente em casa da professora. Repetia-se o que tinha sido dado e treinava-se para preparar para o exame.


RESPOSTA AO QUESTIONÁRIO VARK

Visual:10
Oral: 8
Leitura/Escrita: 10
Cinestésico: 9


Comentário aos resultados do questionário VARK

Os resultados VARK deixam transparecer que, relativamente à forma como aprendo, apresento um perfil de aprendizagem preferencialmente assente no aspecto Visual (10) e na Leitura/Escrita (10), seguindo-se o Cinestésico (9) e o Oral (8) e que utilizo estratégias de estudo na preferência "multimodal", combinação das diferentes categorias para aprender de modo eficiente. 
Pelos dados obtidos parece importante referir que, no decorrer da minha iniciação escolar, enquanto não adquiri capacidade de leitura e escrita, à partida poderei ter sido alvo de desvantagem no acesso à informação em contexto escolar, uma vez que o ensino de que fui alvo na escola primária - tradicionalista(1970) era oralista, pouco visual (a não ser as representações nos manuais e no quadro) e em nada apelou ao cinestésico. 
Parece também ser possível afirmar que o facto de não terem contemplado o meu modo de aprender e não terem ajustado o processo ensino aprendizagem ao modo como aprendo, acabei por desenvolver pessoalmente as estratégias de estudo multimudal pois sempre fiz esquemas, li e fiz resumos das matérias. Os aspetos da avaliação podem ter sido assegurados pela forma de estudo que desenvolvi. Os desempenhos em testes podem talvez não ter sido tão prejudicados pelo facto de assentarem em competências de leitura e escrita. 
Identifico-me totalmente com o perfil encontrado. No entanto outros alunos com outro perfil diferente, um perfil que seja maioritariamente cinestésico ou cinestésico e visual pode não ter tido as mesmas oportunidades educativas que eu e pode ter estado, à partida condicionado no acesso à informação e consequentemente na avaliação.  


Atividade (grupo): Foram selecionados vídeos do Pinterest sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas e elaborada uma síntese das implicações das mesmas. As ideias chave foram expressas através da ferramenta Powtoon. 
Foi elaborada uma lista dos alunos em apoio e refletiu-se acerca do modo como cada um deles aprende.
Serão inventariados os perfis de inteleigência dos alunos e posteriormente definidas estratégias de ensino a utilizar quer na apresentação da informação, quer na execução da tarefa e da avaliação das aprendizagens.

http://www.powtoon.com/p/ee9qnKeQucA/








MATERIAIS: http://inctec2014.blogspot.pt/p/topico-3.html

Texto Introdutório: https://drive.google.com/file/d/0B75wFmoQQUKNbXlBNjB5VG9fMHc/edit

http://prezi.com/z9z7cweprkhg/topico-3-inclusao-e-acesso-as-tecnologias/?utm_campaign=share&utm_medium=copy

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