Translate

Módulo1

Objetivo: abordagem de quadros internacionais, europeus e nacionais sobre a inclusão das pessoas com deficiência e medidas educativas para os alunos com necessidades educativas especiais em Portugal



Leitura do Texto introdutório


De extraordinária pertinência: pela informação, pelas referências, pela capacidade de síntese e pela forma como coloca o enfoque na problemática, orientando o leitor no sentido de integração de informação relevante para a problemática e temática, num contexto global.  
Excelente forma de articulação entre o acesso à informação e o acesso à manipulação das ferramentas selecionadas. Relevante seleção das ferramentas.

Síntese do texto, testando uma das ferramentas sugeridas.

Atividade 1



Foi selecionado o documento de referência, de um dos recursos do módulo 1, Publicação da Agência Europeia.

Sintetizaram-se os principais aspetos a reter, efetuando mapa conceptual, através de uma das ferramentas sugeridas - Xmind. 
http://www.xmind.net/m/bUqX/








Atividade 2

Sintetizou-se a mudança na percepção da deficiência fazendo referencia aos modelos: de exclusão absoluta, modelos médico, modelo de integração e modelo de inclusão. Estabeleceram-se os marcos fundamentais.
http://timeglider.com/t/708c8f07a1c17a9a?min_zoom=1&max_zoom=100

Atividade 3

No grupo foi elaborada uma reflexão dos pressupostos e conceitos fundamentais das políticas e medidas educativas, e sintetizadas as mesmas numa apresentação através de uma das ferramentas enunciadas, PREZI. Denotou-se no entanto que esta ferramenta não permitiu a utilização de acentuação.
  
http://prezi.com/nows0r1pw-bv/?utm_campaign=share&utm_medium=copy

Comentário 1)

Olá colegas,
O meu olhar persistente, rumo à Escola Inclusiva, é o que me incentiva a permanecer na Escola.
A inclusão é um princípio de igualdade para todos os que chegam.
À escola chegamos muitos. Adultos, crianças, com hábitos, com diversos projetos de vida, de diferentes origens, culturas...
Acredito na escola onde cabemos todos e onde todos devemos ver o nosso direito de ser feliz, seguir o seu rumo e o seu caminho pessoal e diferenciado, de forma colaborativa, na aceitação e sobretudo respeito de cada diferença na construção de saberes.
Nesta escola, a inclusiva, todos são bem vindos e todos têm espaço. Cabe, em meu entender, a todos nós capacitar a escola de respostas para todos.
Os alunos com Necessidades educativas, tal como os alunos com NEE de caráter permanente, têm o direito de estar com os pares, sendo tratados como pares. Assim, a educação especial é, na escola inclusiva, um recurso e sublinho recurso à diferença, de modo a tornar as "desigualdades injustas, em desigualdades justas". A educação especial deve, para mim, ser o recurso que estabelece, colabora e delimita, com a escola, formas de eliminar barreiras de acesso à participação.

Sem comentários:

Enviar um comentário